Título: Verificador de estilo de programação
Um plugin para verificar e manter a consistência no estilo de programação; ao ser configurado, o plugin identificaria indentações inadequadas, capitalizações de nomes de métodos, variáveis etc. fora do padrão etc. O plugin deve ser capaz de aceitar diferentes estilos de programação em diferentes linguagens, bem como ser capaz de corrigir inconsistências automaticamente se o usuário assim solicitar. Uma outra possibilidade é permitir ao plugin realizar "autocorreções" enquanto o programador digita o código.Embora já exista um plugin para Eclipse com funcionalidade semelhante, ele funciona apenas com a linguagem Java; o objetivo deste projeto seria um plugin estensível para quaisquer linguagens.
Título: Gerador de código com tabelas de decisão
Nome do Professor: Valdemar W. Setzer (vwsetzer AT usp.br)
O projeto é de implementar um gerador de código a partir de tabelas de decisão, aproveitando uma dissertação de mestrado de um aluno meu (Satoshi Nagayama).
Tabelas de Decisão substituem com enorme vantagem as árvores de decisão implementadas por meio de if-then-else, tornando o código fonte muito mais legível e auto-documentado.
Neste projeto, seria feito um gerador de tabelas de decisão que leria um programa em Java contendo essas tabelas como comandos especiais ou comentários, e gerando um programa em Java com o código correspondente para executar os testes e ações especificados nas tabelas. Uma linha de pesquisa interessante é implementar um interpretador dessas tabelas, a fim de permitir sua depuração antes de gerar o código, pois a principal dificuldade no uso de TDs é a sua depuração, que se dá em um nível de abstração diferente do código final.
Satoshi fez um gerador escrito em Pascal que gera código em C ou Pascal. Ele tem várias extensões em geração a TDs comuns.
Título: Um sistema para a escrita de textos com LaTeX
Título: Ambiente para desenvolvimento de HTML
Título: Sistema para integração entre código e UML
Um sistema para a geração de diagramas UML a partir de código e de código a partir de diagramas UML, permitindo ao programador realizar alterações em um programa em desenvolvimento através do diagrama UML bem como redefinir o modelo estrutural do programa através das alterações implementadas diretamente no código.
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Última alteração: 2 de setembro de 2003