Desde que Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides (GOF - gang of four) publicaram o seu livro "Padrões de Projeto" [1], o desenvolvimento e o ensino de sistemas orientados a objetos teve uma mudança significativa. Antes disso, as boas práticas de programação eram aprendidas e reaplicadas apenas com a observação e a cópia de códigos de programas "considerados bons" pelos programadores mais experientes. O que a GOF fez foi catalogar essas boas práticas de programação, denominando-as padrões de projeto, junto com as suas aplicabilidades, conseqüências e alguns exemplos de uso. Entretanto, neste livro, os autores se limitaram à catalogação de padrões. Um sistema orientado a objetos "considerado bom", freqüentemente, utiliza-se de vários padrões de projeto - geralmente em conjunto, uns com os outros - repetidas vezes. A 4-ação (lê-se "quatração", ou seja, separAÇÃO da especificAÇÃO, implementAÇÃO e configurAÇÃO) é um conjunto de diretrizes a serem seguidas durante o desenvolvimento de um sistema orientado a objetos. A obediência às diretrizes traz diversas vantagens como a intensa utilização de padrões, alta coesão e baixo acoplamento. Automaticamente, o resultado do desenvolvimento é a criação de um sistema "considerado bom". Nesta palestra pretendemos mostrar: - quais características um sistema deve ter para ser "considerado bom"; - alguns dos padrões apresentados em [1]; - 4-ação Bibliografia: [1] Gamma, et al., Padrões de Projeto (Design Patterns), 1995