Do ponto de vista dos usuários, a Computação em Nuvem fornece grande quantidade de recursos (processamento, espaço em disco, banda) sem custos iniciais, através do pagamento conforme a utilização, medida em pequenas unidades. Não há a necessidade de preocupar-se com compra, manutenção e atualização de equipamentos, nem com o gerenciamento da infraestrutura.

Para os desenvolvedores da Nuvem, há muitas pesquisas a serem feitas e desafios a serem vencidos em diferentes tópicos. Recursos devem ser multiplexados e compartilhados para baixar custos; máquinas virtuais devem migrar de "racks" e contêineres a fim de consolidar servidores e minimizar o uso de energia, geração de calor e impacto ambiental; para garantir a segurança dos dados, primeiramente a camada de "hardware" deve ser confiável. Esses e outros problemas devem ser resolvidos sem prejudicar o desempenho das aplicações.

Neste seminário, será apresentado um panorama sobre Computação em Nuvem, sua arquitetura, características, vantagens e os obstáculos e oportunidades ao seu crescimento. Também será abordado o estado da arte das implementações e desafios para pesquisa.




Back