Titulo: Coreografia de Serviços Web : Introdução e Desenvolvimento

Abstract(In Portuguese)

As Coreografias de Serviços Web são uma maneira de fazer a composição de serviços onde a interação dos serviços participantes é definida de forma global. De um jeito mais intuitivo, como o nome mesmo indica, seria:"Os dançarinos dançam seguindo um cenário global sem um ponto de controle central".

Isto é, em tempo de execução cada participante numa coreografia executa sua parte( ou seja seu "papel"), de acordo com o comportamento dos outros participantes. O papel de uma coreografia especifica o comportamento esperado das mensagens dos participantes em termos de sequência e tempo nos quais estas mensagens são consumidas ou produzidas.

Assim como a orquestração de serviços web, as coreografias de serviços Web foram e ainda são de interesse da industria, havendo esforços para a padronização como por exemplo WS-BPEL, WS-CDL, BPMN, etc.

Neste seminário, será dada uma introdução sobre coreografia de serviços web, padrões estabelecidos, algumas ferramentas para seu desenvolvimento, e algumas dicas relacionadas.




Back