Guia para instalação do Java Development Kit e do Dr. Java

(Versão 1.01)

O Java, não vem instalado por padrão na maioria dos sistemas. Portanto, a primeira coisa a se fazer é fazer o download do seu JDK (Java Development Kit).

A Sun, empresa criadora do Java, criou uma série de siglas (muitas mesmo), que vocês aprenderão com o tempo. Explicarei as básicas.

Para apenas rodar os programas escritos em Java (conhecidos como bytecodes), é necessária uma Máquina Virtual Java. Ela vem inclusa no JRE (Java Runtime Environment), que também inclui basicamente bibliotecas e algumas outras ferramentas, destinadas ao usuário final.
Mas nós, não somos apenas usuários finais, somos programadores, portanto precisamos do que a Sun chama de JDK (Java Development Kit), que inclui tudo do JRE, e mais algumas ferramentas para o programador, como por exemplo o compilador java (que gera os bytecodes).

Até aí tudo bem, é só fazer o download do JDK e pronto... NÃO! Aqui que muitos se complicam. A Sun resolveu, a partir do Java 1.2, mudar a nomenclatura do Java (muitos dizem que por fins comerciais) para Java 2. Portanto, tudo o que se refere a Java 2, está se referindo ao Java versão >= 1.2. Uma simples mudança de nome (Java => Java 2) que confunde muito, e que eu, particurlarmente, achei inútil.

Então o que se chamava JDK, passou a se chamar J2SE SDK (Java 2 Standard Edition - System Development Kit), e o que se chamava JRE, agora se chama J2SE JRE (Java 2 Standard Edition - Java Runtime Environment). Tendo isto tudo em mente, faremos então o download do J2SE 1.4.2 SDK (que nesta data é a versão estável mais atual). Porém o SDK, também é encontrado em duas versões no site da Sun:

- Com o NetBeans (um programa para auxiliá-lo na programação - um IDE), aprox. 90 Mb.
- Sem o NetBeans, aprox. 49 Mb.

Eu pessoalmente aconselho o download sem o NetBeans, já que usaremos neste curso o Dr. Java (também um IDE), que é muito mais simples e didático. Cuidado, há também no site o que a Sun chama de J2EE e J2ME, CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR, O QUE QUEREMOS É O J2SE. Os outros não são importantes neste momento.

 
Agora, finalmente, o download:

1. Vá até http://java.sun.com/j2se/1.4.2/download.html.

2. Para o download sem o NetBeans:

- Procure por "Download J2SE v 1.4.2_XX" (O XX pode variar, nesta data é o 1.4.2_04).
- Na linha "32-bit/64-bit for Windows/Linux/Solaris SPARC 32-bit for Solaris x86" há duas opções: JRE e SDK.
- Queremos o SDK, portanto em sua coluna clique em "DOWNLOAD".
- Será apresentado a você a licensa de uso, leia e se quiser fazer o download, aceite-a.
- Será aberta uma página para a escolha do sistema operacional, para o Windows procure por "Windows Platform".
- Há duas opções disponíveis, aconselho e seguirei o guia pela "Windows Offline Installation, Multi-language", mas tanto faz, se seguir a minha recomendação, sugiro o uso de algum gerenciador de download, como o GetRight, pois é um download muito longo.
- Será aberta a caixa de download, salve o arquivo em algum lugar que você achará depois.

 
Instalando o Java na sua máquina (tirado de www.guj.com.br):

- Após o término do download, execute o arquivo que você baixou, e siga as instruções de instalação.
- Na primeira tela que aparecer (a de boas vindas), basta clicar em Next.
- A próxima tela é a de licensa de uso. Clique em "Yes" para continuar.
- Agora o instalador lhe dá a oportunidade de selecionar onde instalar o SDK. Por padrão fica em c:\j2sdk1.4.0_XX. Recomendo mudá-lo para "c:\java". Clique em Next.
- Na próxima tela é possível selecionar os componentes a serem instalados. É recomendavel deixar todos marcados. Clique em Next.
- Na próxima tela, chamada "Select Browsers", o instalador lhe pergunta em quais navegadores é para ser habiltado o plugin Java. Como muito possivelmente o seu browser já tem tal plugin, e levando em consideração que usar o plugin da Sun pode acarretar em certas incompatibilidades, desmarque todas as opções. Clique em Next.
- O SDK irá ser copiado para o sistema. Aguarde a finalização. Apos o término, clique em Finish.
- Agora será necessário setar 3 variáveis de ambiente, JAVA_HOME, PATH e CLASSPATH.

1. Windows 95/98/ME:

Edite o arquivo autoexec.bat ( que se encontra em c:\) e adicione no final do arquivo o seguinte:

SET JAVA_HOME=<diretório onde o java foi instalado>

Por exemplo, levando em consideração que o java foi instalado no diretório c:\java, a diretiva ficará assim:

SET JAVA_HOME=c:\java

Agora devemos configurar a PATH em si:

SET PATH=%PATH%;%JAVA_HOME%\bin

É possível que já exista uma variável de ambiente chamada PATH. Nesse caso, basta adicionar o exemplo acima logo após a existente. Por último, basta configurar a variável CLASSPATH, a qual indicará ao compilador e interpretador onde devem procurar pelas bibliotecas.

SET CLASSPATH=.;%JAVA_HOME%

Repare que logo após o sinal de igual ( = ) há um ponto seguido de um ponto-e-vírgula. Não esqueça deste detalhe. Após ter feito a configuraçào, reboote o computador para que as alterações façam efeito.

2. Windows XP/2000:

Para configurar as Variáveis de Ambiente no Windows XP/2000, você deve fazer da seguinte maneira:
- Clique no menu "Iniciar", depois em "Painel de Controle". Escolha então "Sistema".
- Na janela que abrir, clique na aba "Avançado" e depois no botão "Variáveis de Ambiente".
- Na próxima tela, clique em "Adicionar"
- Insira as variáveis JAVA_HOME e CLASSPATH com os respectivos valores, da mesma forma como mostrado na configuração anterior, porém lembrando que, neste caso não é necessário adicionar o "SET" junto, ou seja, coloque apenas o nome da variável e o valor.

Para alterar a PATH, basta editar ela ( muito provavelmente já irá existir ) e adicionar no fim do que ela conter: ";%JAVA_HOME%\bin".

Clique em "OK" e reinicie o micro.

O seu sistema deve estar pronto para compilar programas em java. Para fazer um teste, abra um prompt do MSDOS, e digite:

javac

Tudo estará funcionando caso apareça uma grande mensagem explicando como utilizar o javac.

 
Instalando o Dr. Java:

1. Vá até o site: http://www.drjava.org

2. Procure por "Current Stable Release", e nele, clique no botão "Download Windows App"

3. Você será direcionado para o site da sourceforge.net, que é onde está hospedado o Dr. Java.
Nesta página você pode escolher de onde quer fazer o seu download. Para isto, escolha um dos servidores e clique na figura na coluna da direita (Download). Se tiver problemas com algum servidor (é bem comum), tente outro.

4. Seu download deverá começar automaticamente agora, espere alguns segundos. Se demorar muito, clique no link: "Your download should begin shortly. If it does not, try..."

A janela de Prompt do navegador abrirá, escolha "Save" (Salvar), e coloque o arquivo em algum diretório que você vai encontrar depois. Por exemplo seu Desktop (Área de Trabalho).

5. Após o término do download, abra o arquivo que você acabou de pegar.

6. O Dr. Java, irá procurar pelo J2SDK que está instalado na sua máquina (você já o instalou né?), se ele não encontrar, irá abrir uma janela perguntando a você onde está o "tools.jar". Este arquivo está dentro da pasta "lib", que está dentro do diretório do seu J2SDK (c:\java\lib, se você seguiu os passos aqui sugeridos).
Escolha "Yes", e indique ao programa o caminho do seu "tools.jar".

7. Pronto, agora seu Dr. Java está pronto para o uso.

 

Grande parte deste guia, foi retirado do GUJ e do site do Dr. Java
Qualquer eventual dúvida, ou errata, fique a vontade para usar o fórum, ou me mandar um email.

 

Monitor: Fabio Correia Kung