MAC 441/5714 - Programação Orientada a Objetos
Aula 18 - 20/5/2004
Padrões de Projeto de Software
Exemplo de Fábrica Abstrata (Abstract Factory (87))
- páginas 92 e 93 do GoF: exemplo em C++
- páginas 94 e 95 do GoF: variações em
Smalltalk
Composite (163) - padrão Estrutural
- Objetivo: compor objetos em árvores representando
hierarquias todo-parte. Permite que clientes tratem objetos individuais
e composições de objetos da mesma forma.
- Usos conhecidos: compiladores, interpretadores, interfaces
gráficas, controle de estoque, etc.
Estrategy (315) - padrão
Comportamental
- Objetivo: definir uma família de algoritmos, encapsular
cada um deles em uma classe e torná-los intercambiáveis.
Estratégia permite que o algortimo varie independentemente dos
clientes que o utilizam.
- Strategy é uma alternativa a herança
- Usos conhecidos: verificação ortográfica
multi-lingüe, separação silábica, highlight
de documentos no Emacs, sistemas adaptativos, algoritmos de
ordenação, etc.
Outros Padrões que vale a pena estudar
- Singleton (*)
- Adapter
- Bridge
- Decorator
- Façade (*)
- Chain of Responsibility
- Command
- Observer
- State (*)
- Visitor
- na verdade, vale a pena ler o livro inteiro!!!
Referências online
- Vários lugares da Web contém uma
documentação muito boa sobre os padrões GoF.
- Veja por exemplo:
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