Entendendo as siglas criadas pela Sun

A Sun, empresa criadora do Java, criou uma série de siglas (muitas mesmo), que vocês aprenderão com o tempo. Explicarei algumas.

Para apenas rodar os programas Java ".class" (conhecidos como bytecodes), é necessária uma Máquina Virtual Java. Ela vem inclusa no JRE (Java Runtime Environment), que também inclui basicamente bibliotecas e algumas outras ferramentas, destinadas ao usuário final.
Mas nós, não somos apenas usuários finais, somos programadores, portanto precisamos do que a Sun chama de JDK (Java Development Kit), que inclui tudo do JRE, e mais algumas ferramentas para o programador, como por exemplo o compilador java (que gera os bytecodes).

Cuidado, há também no site o que a Sun chama de JEE e JME, CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR, O QUE QUEREMOS É O JSE.

JEE (Java Enterprise Edition) é uma série de especificações que a Sun criou, para alguns recursos mais avançados do Java, como acesso a banco de dados, WebServices, acesso remoto e etc. Alguns termos bem conhecidos como JSP, Servlets, EJB, (...), são do contexto do JEE.

JME (Java Micro Edition) também é uma série de especificações, só que visando a implementação de programas Java para equipamentos portáteis, como celulares, PDAs, relógios, etc.

ps.: Se você não entendeu nada disso, não se preocupe, não é importante. Apenas volte e siga os passos da instalação. Se quiser saber mais, fique a vontade para me mandar um email.